O ganho de peso próximo à menopausa está relacionado à falta de sono

O ganho de peso próximo à menopausa está relacionado à falta de sono

Problemas de sono da menopausa não resolvidos podem fazer as mulheres engordarem, sugere um novo estudo.

mulher acordada na cama

O fluxo de hormônio da meia-idade pode causar problemas de sono e também ganho de peso. Getty Images

As mulheres costumam ficar frustradas com os quilos que parecem acumular quando passam pela transição para a menopausa – e ficam igualmente perturbadas porque os médicos não conseguem realmente dizer por que isso ocorre.

Um novo  estudo, apresentado em 20 de março de 2021 , na reunião anual da Endocrine Society pode oferecer pistas de por que essa batalha com o bojo acontece em torno da mudança de vida.

O ganho de peso é uma queixa comum na menopausa

É comum que as mulheres experimentem ganho de peso durante a transição da menopausa, especialmente ao redor do abdômen (comum o suficiente para ter ganhado um apelido, “o menopote”). Mas determinar a causa tem sido um desafio, especialmente porque é difícil separar a transição hormonal da menopausa do envelhecimento simultâneo.

Os pesquisadores que examinaram dados de um estudo seminal da menopausa , o Estudo da Saúde da Mulher Através da Nação, ou SWAN , concluíram em 2019 que, começando cerca de dois anos antes do período menstrual final, a taxa de ganho de gordura dobra e a massa muscular magra diminui, uma tendência que continua até vários anos após o período final da mulher. Essa mudança de músculo para gordura pode ou não influenciar o que está na escala, observam os pesquisadores.

Abundam perguntas sobre o que causa essa mudança na composição corporal

Pesquisas, como uma revisão de outubro de 2017 na Mayo Clinic Proceedings , normalmente atribuem esse efeito ao declínio nos níveis de estrogênio causado pela menopausa e ao fato de que os sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos, podem interferir com exercícios e outras medidas de estilo de vida saudável , junto com as mudanças naturais do envelhecimento.

As baixas no estrogênio por si só não são o único fator neste ganho de peso, diz Leilah K. Grant, PhD , pesquisadora de pós-doutorado em medicina no Hospital Brigham and Women’s de Harvard em Boston e autora do novo estudo. Todas as mulheres param de produzir estrogênio na menopausa, mas apenas cerca de metade relata aumento de peso, diz ela.

O ganho de peso na menopausa é um risco problemático para a saúde

Os quilos que as mulheres ganham neste momento tendem a se acomodar ao redor do abdômen, fazendo com que os médicos se preocupem com os riscos à saúde. Essa gordura visceral pode causar problemas de glicose e gordura no sangue que podem causar diabetes, doenças cardíacas e outras doenças.

Visto que as doenças cardíacas são a principal causa de morte em mulheres na pós-menopausa, a questão do ganho de peso na menopausa é importante para a pesquisa.

Estudo analisa as alterações do metabolismo com a falta de sono

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Cerca de metade das mulheres que passam pela transição da menopausa também se queixam de problemas para dormir. A insônia pode envolver dificuldade em adormecer ou pode significar acordar no meio da noite e não conseguir voltar a dormir, diz Nanette Santoro, médica, cadeira de obstetrícia e ginecologia da Escola de Medicina da Universidade do Colorado e um pesquisadora de longa data da menopausa que não participou deste estudo.

Grant e seus colegas tiveram como objetivo avaliar se a queda no estrogênio ou a perturbação do sono pode mudar a maneira como o corpo usa o armazenamento de gordura, o que pode levar a quilos extras.

Modelo Experimental Simulado de Problemas do Sono da Menopausa

Para eliminar a variável do envelhecimento natural, os pesquisadores estudaram 21 mulheres na pré-menopausa, o que significa que seus níveis hormonais não foram reduzidos naturalmente.

Eles trouxeram as mulheres para o laboratório e permitiram-lhes duas noites de sono feliz. Então, nas três noites seguintes, eles interromperam continuamente o sono das mulheres, acordando-as repetidamente com um alarme.

“Escolhemos um modelo experimental de interrupção do sono que é consistente com o tipo de interrupção do sono experimentada mais comumente na menopausa – aumento do despertar noturno causado por ondas de calor, mas nenhuma mudança no tempo e duração geral do sono”, explica o Dr. Grant.

Além desse distúrbio do sono, em 9 das mulheres os pesquisadores também suprimiram temporariamente os níveis de estrogênio com uma droga chamada leuprolida , para imitar os efeitos da menopausa.

Os resultados mostram que o uso de gordura é afetado pela interrupção do sono

Em comparação com as noites normais de sono, após o sono perturbado, os corpos dos participantes queimaram menos gordura. Resultados semelhantes ocorreram quando a mulher teve seus níveis de estrogênio suprimidos.

“Descobrimos que tanto o baixo estrogênio quanto a interrupção do sono – mesmo obtendo uma quantidade adequada de sono no geral – diminuíram a quantidade de gordura usada pelo corpo para energia, o que com o tempo pode levar a um maior armazenamento de gordura e, por fim, ganho de peso”, diz Grant. .

Como os pesquisadores concluem em seu relatório de estudo: “Essas descobertas são importantes para entender o ganho de peso durante a menopausa, que é caracterizado pela abstinência de estrogênio e frequentemente acompanhada por distúrbios do sono”

O estudo é um bom primeiro passo

JoAnn Pinkerton, médica, diretora do centro de saúde para meia-idade da Escola de Medicina da Universidade da Virgínia em Charlottesville e diretora executiva emérita da Sociedade Norte-Americana de Menopausa , diz que pesquisas como essa são importantes porque tratam de dois problemas comuns durante a menopausa transição: sono e ganho de peso.

Como próximo passo, o Dr. Pinkerton, que não estava envolvido no novo estudo, espera ver um estudo maior e mais rigoroso sobre o assunto, bem como testes em mulheres pós-menopáusicas, porque “isso permitiria o outras mudanças na menopausa que podem afetar o uso de energia em repouso e a utilização de gordura, além da redução do estrogênio ”, diz ela.

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Melhorar o sono da meia-idade pode ser a chave para evitar o peso

Mulheres na menopausa devem tentar melhorar a qualidade de seu sono , dizem os especialistas.

Uma maneira é lidar com o próprio sono , mantendo um horário regular de dormir, evitando álcool e tabaco antes de dormir e garantindo que você se exercite e pratique suficientemente a redução do estresse durante o dia.

Os especialistas também recomendam terapia cognitivo-comportamental para insônia (CBT-I) , um programa de oito sessões desenvolvido especificamente para problemas de sono. Dr. Santoro gosta do aplicativo gratuito CBT-i Coach , desenvolvido pela Veterans Administration, baseado neste método de terapia.

A terapia hormonal também pode ajudar a controlar o peso e os problemas do sono

A terapia hormonal da menopausa também pode ajudar no sono, observa Pinkerton. “As diretrizes atuais recomendam a terapia hormonal na menopausa como o tratamento mais eficaz para os sintomas da menopausa, que incluem distúrbios do sono”, diz ela. E, como este estudo indica, melhorar os níveis de estrogênio e o sono “pode prevenir o ganho de peso frequentemente visto durante a menopausa e, assim, diminuir o risco de doenças cardíacas e obesidade, enquanto melhora a função diurna”, diz ela.

Santoro recomenda tentar a terapia hormonal por alguns meses. Se o seu sono e outros sintomas melhorarem, você pode presumir que está ajudando. Se não o fizerem, você pode interromper os hormônios sem problemas.

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