
Objetivos
Vivenciar uma sequência didática (SD) para escrever uma resenha de um produto cultural.
Compreender, a partir desta vivência, quais são os princípios do trabalho com gêneros e com SD na escola.
Conhecer e refletir sobre atividades e exercícios que ajudam a pensar em como ensinar crianças e jovens a produzir textos na escola.
Leia também: Fórmula negócio online
Programa
O curso é composto por sete módulos de uma a duas semanas cada, organizados da seguinte maneira:
Módulo 1: Conhecendo o curso e o ambiente virtual de aprendizagem.
Módulo 2: O que é e como se faz resenhas? Teoria e prática: a produção inicial do texto.
Módulo 3: Gêneros assemelhados e princípios gerais para a elaboração da sequência didática.
Módulo 4: O gênero resenha, plano global e conteúdo temático do texto.
Módulo 5: As características linguístico-discursivas do texto.
Módulo 6: Reescrita da versão final da resenha.
Módulo 7: Refletindo sobre o percurso: escrevendo uma resenha por meio de uma SD. O que se passou comigo?
Metodologia
As atividades são realizadas no horário mais adequado ao participante, respeitando os prazos finais estabelecidos no cronograma do curso, e são de diferentes naturezas:
autoinstrucionais (exercícios realizados individualmente, sem interação ou mediação);
interativas (debates em fóruns);
mediadas (tarefas por escrito enviadas pelo participante e comentadas pelo mediador).
Público-alvo
Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em exercício nas escolas públicas do Brasil.
Duração
12 semanas
Carga horária e certificação
O curso oferece um certificado de 80 horas para os participantes que realizarem no mínimo 80% das atividades solicitadas, conforme estabelecido no contrato didático.
O que é preciso para participar
Dispor de cerca de 8 horas semanais para se dedicar ao curso.
Ter habilidade de gerenciamento do tempo, de forma a conseguir realizar as atividades nos prazos determinados.
Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em Word e enviá-los.
Dispor de conexão estável regular com a internet.