Por que as pessoas engordam depois de 40 anos e como consertar

Por que as pessoas engordam depois de 40 anos e como consertar

Como manter uma boa figura quando o metabolismo e os hormônios estão trabalhando contra você.

Como manter uma boa figura quando o metabolismo e os hormônios estão trabalhando contra você.

Nos homens, os níveis de testosterona diminuem após os 30 anos, mas isso se torna especialmente perceptível após 40 anos. De acordo com a pesquisaTestosterona e envelhecimento: direções de pesquisa clínica. Em 1991, em homens com mais de 39 anos, o nível de testosterona livre (não ligada às proteínas) diminui cerca de 1,2% a cada ano.

Depressão, diminuição da libido, perda de massa muscular e aumento da gordura corporal são todos sinais de diminuição dos níveis de testosterona.

1. Você avalia mal o seu progresso

A queima de gordura corporal é um processo bastante demorado. Se você está fazendo dieta há menos de duas semanas, é muito cedo para falar sobre qualquer progresso.

Svetlana Nezvanova

Nutricionista, gastroenterologista, terapeuta. Membro do conselho internacional de médicos na área de dieta cetônica, dieta LCHF e protocolo GAPS.

A perda de peso ocorre em ondas e esse processo é individual. Em algumas pessoas, o peso não muda nas primeiras duas semanas e só então começa a diminuir com o volume.

Além disso, as balanças nem sempre mostram um progresso real na perda de peso. O ganho de peso pode ser afetado por ganhos de volume muscular ou retenção de água, por exemplo, durante a menstruação . Como resultado, os depósitos de gordura derreterão, mas as escamas não mostrarão isso.

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o que fazer sobre isso

Não espere resultados rápidos. Siga seu plano de refeições por 2 a 4 semanas antes de pensar em medir o progresso.

Quanto aos resultados do rastreamento, Svetlana Nezvanova diz que os médicos determinam a perda de peso pela porcentagem de gordura, massa muscular e outros tecidos do corpo. Sem equipamento especial, você pode avaliar o progresso em termos de volume corporal: medir a circunferência do tórax, cintura e quadris no início da dieta e após 2-4 semanas de seguimento.

Svetlana Nezvanova

Se você não tem colapsos e excessos, sabe exatamente quanta proteína, gordura e carboidratos consome e não ultrapassa as normas recomendadas, mas o peso e o volume não mudam, podemos falar de um platô. O corpo se acostuma com a nova dieta e se ajusta, fazendo de tudo para não perder quilos extras.

2. Você come pouca ou muita proteína

para perda de pesoGliconeogênese e gasto de energia após uma dieta rica em proteínas e sem carboidratose retençãoMantenedores de perda de peso bem-sucedidos e malsucedidos: estratégias para neutralizar a compensação metabólica após a perda de pesoo peso é de grande importância não só o conteúdo calórico total da dieta, mas também a quantidade de proteínas. Aumentos de proteína na dietaUm estudo piloto cruzado randomizado examinando os efeitos de uma proteína normal vs. café da manhã com alto teor de proteínas em desejos de comida e sinais de recompensa em “pular o café da manhã” com sobrepeso / obesidade, garotas adolescentessensação de saciedade e reduz a compulsão por açúcar, acelera o metabolismoA presença ou ausência de carboidratos e a proporção de gordura em uma dieta rica em proteínas afetam a supressão do apetite, mas não o gasto de energia em seres humanos com peso normal alimentados com balanço energético – aumenta o gasto de energia em repouso.

Svetlana Nezvanova

Como todos os hormônios e enzimas são na verdade proteínas, com a falta desse macronutriente na dieta, certas reações metabólicas simplesmente não ocorrem. Como resultado, os processos metabólicos ficam mais lentos.

Ao aumentar a quantidade de proteína em sua dieta, você receberá alguns benefícios, mas o principal é não exagerar. Um excesso desse macronutriente pode afetar negativamente a perda de peso e a saúde geral.

Svetlana Nezvanova

Uma ingestão diária de mais de 2,5–2,7 g de proteína por 1 kg de peso corporal pode inibir a perda de peso. Com excesso de proteína, o corpo não a utiliza, mas a converte em glicose. Além disso, com essa quantidade de proteína, problemas nos intestinos e outros órgãos são possíveis.

o que fazer sobre isso

Esforce-se para construir sua dieta de forma que pelo menos 30% de suas calorias venham de proteínas. Se você não está contando calorias , pode navegarComo a proteína pode ajudá-lo a perder peso naturalmente1,5-2,2 g de proteína por 1 kg de peso corporal. A exceção são pessoas com doenças renais. Aumentam as dietas ricas em proteínasDieta, fluido ou suplementos para prevenção secundária da nefrolitíase: uma revisão sistemática e meta-análise de estudos randomizados risco de formação de pedra.

3. Você diminuiu a sensibilidade à insulina

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda o corpo a manter os níveis normais de açúcar no sangue. Uma dieta pouco saudável com excesso de carboidratos rápidos, excesso de peso e predisposição genética podem reduzirA resistência à insulina causa ganho de peso?sensibilidade à insulina das células .

Nessa condição, o corpo vai produzir cada vez mais hormônio para lidar com os altos níveis de glicose no sangue, que podem inibirA sensibilidade à insulina do cérebro determina o peso corporal e a distribuição de gordura perder peso e anular todos os seus esforços.

O que fazer

Verifique sua glândula tireóide, um órgão diretamente envolvido na produção de hormônios. Cerca de 20% das mulheres com mais de 40 anos sofrem de problemas de tireoide. Se você está se sentindo letárgico e ganhando peso sem motivo aparente, pergunte ao seu médico se vale a pena fazer um teste de equilíbrio hormonal. Talvez a terapia hormonal possa ajudá-lo a evitar o ganho de peso.

Além disso, existem maneiras naturais de aumentar a testosterona : treinamento de força, uma dieta rica em proteínas sem açúcar e sem estresse.

Após 40 anos, você pode manter uma boa forma física, especialmente se uma alimentação saudável e exercícios físicos fizerem parte do seu estilo de vida. E, embora o tempo esteja contra você, você pode muito bem parecer melhor aos 40 do que aos 30.

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